Na direção de Donetsk as subunidades do agrupamento Yug (Sul) de tropas russas repeliram seis ataques de grupos de assalto ucranianos na República Popular de Donetsk (RPD).
De acordo com o tenente-general Igor Konashenkov, representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia, na direção de Zaporozhie foram eliminados até 115 combatentes ucranianos, um sistema de artilharia M777 dos EUA, um obuseiro rebocado M119, um canhão FH-70 de produção britânica, um obuseiro D-30 e uma estação de radar de luta contrabateria AN/TPQ-36.
Tropas russas neutralizaram na RPD um grupo de subversão e reconhecimento das forças ucranianas, disse o tenente-general.
Informa-se que o adversário perdeu na direção sul de Donetsk até 200 militares, um tanque, quatro veículos blindados de combate, uma peça de artilharia autopropulsada M109 Paladin dos EUA e uma Krab de fabricação polonesa, bem como dois obuseiros D-30.
Vale destacar que na região ucraniana de Dnepropetrovsk foi eliminada uma estação de radar de detecção e rastreamento de alvos aéreos P-18, informou a entidade militar russa.
Por sua vez, na direção de Kherson as tropas russas liquidaram até 40 soldados ucranianos, cinco carros, um sistema de artilharia M777 dos EUA e obuseiros Msta-B e D-30, relatou a entidade militar russa neste sábado (26).
Nas últimas 24 horas meios da defesa antiaérea russos interceptaram 12 projéteis de sistema Himars e derrubaram 37 drones da Ucrânia.
De acordo com os dados do Ministério da Defesa da Rússia, desde o início da operação militar especial foram destruídos: 464 aviões da Ucrânia, 246 helicópteros, 6.122 drones, 433 sistemas de defesa antiaérea, 11.513 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.144 lançadores múltiplos de foguetes, 6.062 peças de artilharia de campanha e morteiros e 12.441 veículos militares especiais.
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.