Operação militar especial russa

Ataque de precisão russo atinge aeródromo ucraniano, na região de Kiev

O Ministério da Defesa da Rússia informou que um ataque de precisão e longo alcance atingiu um aeródromo ucraniano perto de Pinchuki, na região de Kiev.
Sputnik
Na direção de Zaporozhie, as forças russas eliminaram até 200 combatentes do regime de Kiev.
Enquanto isso, na direção de Kupyansk, as forças russas repeliram 11 ataques ucranianos, neutralizando até 120 militares, entre mortos e feridos, bem como tanques e três blindados.
Ainda na direção de Donetsk, foram frustrados outros dois ataques ucranianos, resultando na perda de até 240 combatentes do adversário, entre mortos e feridos, além da destruição de um lançador Grad, um sistema de artilharia M777 e dois obuseiros D-30.
Na direção do sul de Donetsk, Kiev perdeu até 130 combatentes, um obuseiro D-20, um Msta-B e um D-30.
Na direção de Zaporozhie, as forças russas destruíram outros dois sistemas de artilharia M777, de fabricação americana, e um obuseiro autopropulsado de fabricação alemã.
Panorama internacional
Presidente húngara pressiona Orbán para melhor relação com Kiev e anuncia canal direto com Zelensky
Na direção de Kherson, foram eliminados até 15 militares ucranianos, outro sistema de artilharia M777 e um obuseiro D-30.
Por sua vez, na direção de Krasny Liman, os militares russos repeliram outros três ataques de Kiev, resultando na eliminação de mais de 80 combatentes do adversário, dois blindados e dois sistemas autopropulsados.
Um depósito de munição da 47ª Brigada Mecanizada da Ucrânia também foi destruído na região de Dnepropetrovsk.
Na região de Zaporozhie, os sistemas de defesa antiaérea russos abateram dois aviões Su-25 ucranianos.
A aviação da Força Aeroespacial russa abateu ainda um helicóptero Mi-8 ucraniano na mesma região de Zaporozhie.
No último dia, os sistemas de defesa antiaérea russos também abateram nove foguetes de lançadores Himars e 30 drones ucranianos nas diversas direções do front.
De acordo com os dados do Ministério da Defesa da Rússia, desde o início da operação militar especial foram destruídos: 466 aviões da Ucrânia, 247 helicópteros, 6.152 drones, 433 sistemas de defesa antiaérea, 11.527 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.145 lançadores múltiplos de foguetes, 6.079 peças de artilharia de campanha e morteiros, bem como 12.463 veículos militares especiais.
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Panorama internacional
Putin: no mundo estão sendo inflados conflitos para forçar a submissão de países e uso de recursos
Comentar