Um caça russo Su-30 escoltou um avião não tripulado MQ-9 Reaper dos EUA que voava sobre o mar Negro em direção à fronteira russa, comunicou no domingo (27) o Centro Nacional de Gerenciamento de Defesa da Federação da Rússia, que integra o Ministério da Defesa da Rússia.
Ele informou que os meios de controle do espaço aéreo russo fizeram a detecção do veículo aéreo não tripulado (VANT).
"Para identificar o alvo aéreo e evitar a violação da fronteira nacional da Federação da Rússia, um caça Su-30 da força de defesa antiaérea foi acionado. A tripulação do caça russo identificou o alvo aéreo como um VANT de reconhecimento MQ-9A Reaper da Força Aérea dos EUA. Quando o caça russo se aproximou, o avião de reconhecimento estrangeiro inverteu o rumo, afastando-se da fronteira nacional da Federação da Rússia", detalhou o ministério.
A entidade acrescentou que "o avião russo retornou com segurança ao aeródromo de origem, não houve violação da fronteira da Rússia".
O voo do caça russo foi realizado em estrita conformidade com as regras internacionais de uso do espaço aéreo sobre águas neutras, com a observação de medidas de segurança, sublinhou o Ministério da Defesa da Rússia.