Ciência e sociedade

Tumba de 3 mil anos de alto sacerdote é descoberta no Peru (FOTOS)

Uma tumba de 1000 a.C., que teria pertencido a um dos primeiros líderes religiosos do antigo Peru, acaba de ser descoberta.
Sputnik
"A Tumba do Sacerdote de 3.000 anos é o nome dado pela equipe de investigação a um personagem singular de há 3.000 anos e que corresponde aos primeiros líderes religiosos dos templos da região", afirmou o Ministério da Cultura peruano.
Uma tumba de 1.000 a.C., que teria pertencido a um dos primeiros líderes religiosos do antigo Peru, acaba de ser descoberta
De acordo com os especialistas, a descoberta ocorreu durante os trabalhos iniciados em 25 de julho de 2023 no projeto arqueológico Pacopampa com o objetivo de compreender o contexto e associações da Tumba do Sacerdote dos Pututus, encontrada em 2022.
O sacerdote poderia ter sido sepultado em 1200 a.C.
Os especialistas ressaltaram que o sepultamento conta com técnicas rituais de pintura corporal, tradicional das figuras de elite.
Uma tumba de 1.000 a.C., que teria pertencido a um dos primeiros líderes religiosos do antigo Peru, acaba de ser descoberta
Além do corpo, que estava sob seis camadas de cinzas e terra preta, também foram encontradas oferendas, como taças esféricas de cerâmica.
O complexo arqueológico Pacopampa, de caráter monumental e cerimonial, no norte do Peru, é considerado um dos mais importantes e extensos e se encontra a aproximadamente 2.500 metros acima do nível do mar, em uma área de 1,5 quilômetro quadrado.
Comentar