Nesta segunda-feira (28), pouco após noticiar os primeiros dados transmitidos pelo rover indiano Pragyaan diretamente do polo sul da Lua, a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, na sigla em inglês) divulgou a data de lançamento de seu primeiro satélite para estudar o Sol.
Em sua conta na rede social X, antigo Twitter, a agência informou que o lançamento está marcado para o dia 2 de setembro. O satélite recebeu o nome de Aditya-L1, será posicionado a 1,5 milhão de quilômetros da Terra e terá como missão explorar as atividades solares, em especial a dinâmica dos ventos solares e seus efeitos sobre o clima da Terra.
O lançamento do Aditya-L1, o primeiro observatório indiano baseado no espaço para estudar o Sol, está programado para 2 de setembro de 2023, às 11h50, horário de Sriharikota [03h20, horário de Brasília]. Os cidadãos estão convidados a testemunhar o lançamento na Launch View Gallery, em Sriharikota.
É a primeira vez que a Índia se engaja no estudo do Sol. EUA e Europa já contam com sondas estudando a estrela, a Parker Solar e a Solar Orbiter, respectivamente. Na semana passada, a Índia chamou a atenção mundial após conseguir pousar com sucesso uma sonda na parte sul da Lua.
A região lunar é inexplorada e alvo de cobiça por parte dos EUA, o único país do mundo que conseguiu enviar missões tripuladas ao satélite natural da Terra, em 1969 e 1972. Em dezembro de 2025, a NASA (agência espacial americana) pretende enviar para o polo sul da Lua a missão Artemis, que terá o primeiro astronauta negro e a primeira astronauta mulher integrando uma missão lunar.