Operação militar especial russa

MD russo: MQ-9 Reaper e RQ-4 Global Hawk dos EUA são detectados voando sobre o mar Negro

Dois veículos aéreos não tripulados (VANT) fabricados nos EUA, o MQ-9 Reaper e o RQ-4 Global Hawk, foram detectados voando em direção à fronteira russa sobre a parte sudoeste do mar Negro.
Sputnik
Nesta segunda-feira (28), os caças russos impediram a violação da fronteira do país por dois VANTs norte-americanos que sobrevoavam a parte sudoeste do mar Negro, segundo o Ministério da Defesa russo.
"A fim de evitar uma possível violação da fronteira do Estado russo e para conter a tentativa de reconhecimento eletrônico de VANTs, dois caças russos a serviço das forças de defesa aérea foram lançados no ar. Como resultado das ações das forças de defesa aérea em serviço, os veículos aéreos não tripulados [VANT] de reconhecimento da Força Aérea dos EUA mudaram a direção do voo e deixaram as áreas de reconhecimento aéreo", disse o ministério.
Esta não é a primeira vez que VANTs de reconhecimento de fabricação norte-americana são identificados e escoltados por aeronaves russas para longe das fronteiras do país. Ainda ontem (27), a Força Aérea da Rússia escoltou um MQ-9 Reaper para longe de seu espaço aéreo.
O MQ-9 Reaper foi desenvolvido para auxiliar a Força Aérea dos Estados Unidos na vigilância de áreas de grande altitude (até 50.000 pés) por um período prolongado no ar de até 27 horas. Já o RQ-4 Global Hawk é capaz de voar em altitudes elevadas por mais de 30 horas, além de conseguir obter imagens de alta resolução de grandes extensões de área praticamente em tempo real.
Poucos meses após o início da operação militar especial russa na Ucrânia o Ministério da Defesa da Rússia tem identificado e repelido tentativas de violação de seu espaço aéreo por VANT de reconhecimento de fabricação norte-americana.
Panorama internacional
Avião Su-30 russo escolta drone MQ-9 Reaper dos EUA sobre o mar Negro, diz MD da Rússia
Comentar