Um menir é um monumento de pedra pré-histórico vertical, semelhante a uma estela, e muitas vezes polido para criar uma forma fálica. Eles são um dos primeiros monumentos de pedra na história da humanidade e, na Europa, eles são os primeiros a ter uma função religiosa. Na prática, eles simbolizavam a fertilidade, seja de animais, pessoas ou terra, daí sua forma.
O arqueólogo António Faustino de Carvalho fez o anúncio em frente ao agora nomeado menir do Monte do Trigo, que foi o foco das escavações que ele supervisionou durante uma semana em agosto. Esta é a primeira escavação arqueológica na história do município de São Brás de Alportel.
A primeira escavação arqueológica na história do município de São Brás de Alportel começou em 14 de agosto de 2021, após a descoberta de um possível menir por um morador que procurava trilobitas (fósseis) no topo do Monte do Trigo, na área de Machados.
Assim que o professor e arqueólogo António Faustino Carvalho encontrou o objeto, ele disse que estava "imediatamente 95 por cento certo de que estávamos enfrentando um menir", tendo esclarecido aos jornalistas em 18 de agosto, durante a apresentação dos resultados preliminares do trabalho de campo.
O menir encontrado no Monte do Trigo é particularmente importante para o Sotavento Algarvio e de interesse regional
Ao lado do monumento de pedra, explicou que é um menir de particular importância para o Sotavento Algarvio e de interesse à escala regional.
"Sua forma, a matéria-prima de que é feita [calcário], e suas dimensões são as mesmas das dezenas de menires do período Neolítico que já conhecemos em Barlavento, em Aljezur, Lagoa, Lagos e Vila do Bispo. Fora desses municípios, não temos conhecimento de nenhum."
Mas essa não é a única particularidade do achado arqueológico: é também o primeiro menir em calcário e com características que o atribuem ao período Neolítico (5.500 anos atrás, ou seja, cerca de 3500 a.C.) a ser descoberto no Sotavento Algarvio.