Japão projetará novo míssil para caças de próxima geração, divulga mídia

O país asiático está criando um novo caça em conjunto com o Reino Unido e a Itália, e estaria agora encarregado da produção de mísseis mais potentes que os usados nos Eurofighter.
Sputnik
O Japão planeja criar um novo míssil para caças a jato da próxima geração que está desenvolvendo em conjunto com o Reino Unido e a Itália, relata na segunda-feira (28) a agência japonesa Kyodo.
Uma avaliação abrangente envolvendo o Japão e o Reino Unido sobre os armamentos ideais para os novos caças a serem empregados pela Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF, na sigla em inglês) citada pela fonte indicou que um míssil ar-ar desenvolvido internamente ofereceria melhor desempenho a um preço mais econômico em comparação com o míssil ar-ar Meteor, desenvolvido na Europa.
A intenção é incorporar esses mísseis aos caças em sua implantação inicial no Japão até 2035, de acordo com a fonte citada.
O míssil Meteor, desenvolvido por seis países europeus, é usado nos caças Eurofighter e está sendo considerado para os novos caças, indica.
Panorama internacional
Reino Unido destina mais de £ 650 milhões para desenvolver um novo caça com Itália e Japão
Além disso, as modificações em um avião de transporte C-2 permitirão testes de voo do sistema eletrônico. O projeto também prioriza a pesquisa de inteligência artificial para a integração de drones, com o objetivo de aumentar a eficiência operacional dos caças.
A iniciativa conjunta de caças a jato conjunta foi apresentada em dezembro de 2022 pelo Japão e os dois membros da OTAN, sendo a primeira colaboração de defesa japonesa com outro país que não os EUA.
O Japão planeja substituir cerca de 90 caças F-2 antigos e 240 Eurofighter por essas novas aeronaves.
Atualmente, os três países estão trabalhando no projeto básico do corpo da aeronave e nos detalhes do motor.
Comentar