Ciência e sociedade

Rover lunar indiano não consegue chegar ao local da queda da missão russa Luna-25, diz especialista

A Índia pousou com êxito o rover lunar Pragyan perto do polo sul da superfície lunar em 23 de agosto, mas só é capaz de percorrer distâncias curtas, não conseguindo chegar ao local da queda da Luna-25, segundo cientista russo.
Sputnik
O veículo lunar indiano Pragyan fez um pouso suave próximo ao polo sul da superfície lunar em 23 de agosto. Este veículo só é capaz de percorrer distâncias curtas, não conseguindo chegar ao local da queda da estação espacial russa Luna-25 e tirar fotografias dos destroços dela, afirmou o cientista Nathan Eismont à Sputnik.

"Em virtude de suas funções, não pode fazer isso [fotografar a Luna-25 que caiu]. Em princípio, esta tarefa pode ser efetuada, mas deverá ser uma tarefa especial [a ser realizada] por outro veículo mais complexo e custoso", acrescentou o pesquisador principal do Instituto Russo de Pesquisas Espaciais da Academia de Ciências da Rússia, Nathan Eismont.

O veículo lunar indiano é capaz de percorrer distâncias "muito curtas", de acordo com ele.
Anteriormente, a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, na sigla em inglês) informou que o veículo lunar Pragyan tinha transmitido os primeiros dados sobre a temperatura das camadas da superfície lunar. A potência do veículo lunar é de 50 W. O aparelho vai funcionar apenas durante um dia lunar (14 dias terrestres), segundo o site da ISRO.
Ciência e sociedade
Sonda Chandrayaan-3 da Índia transmite primeiros dados da Lua
A Índia tornou-se o primeiro país do mundo, pousando com êxito uma nave espacial perto do polo sul da superfície lunar em 23 de agosto. A estação espacial automatizada Chandrayaan-3 foi lançada para o espaço em 14 de julho e entrou na órbita lunar em 5 de agosto. A sonda Vikram separou-se do módulo de propulsão, em 17 de agosto, efetuando duas operações de descida orbital antes de pousar. O veículo lunar indiano Pragyan foi entregue na quarta-feira (23) no polo sul da Lua a bordo da sonda Vikram, chegando à superfície do satélite natural da Terra, acrescentou a ISRO.
Comentar