Operação militar especial russa

Rússia derruba míssil antinavio ucraniano Neptun e elimina mais de 340 militares na zona de Donetsk

Meios da defesa antiaérea da Rússia derrubaram um míssil antinavio ucraniano Neptun, informou nesta terça-feira (29) o Ministério da Defesa da Rússia.
Sputnik
"Meios da defesa antiaérea interceptaram dois projéteis do sistema de lançamento múltiplo de foguetes Himars, um míssil antinavio Neptun e dois mísseis antirradar Harm" aponta o comunicado.
Acrescenta-se que, nas últimas 24 horas, foram eliminados 27 drones ucranianos nas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e na região de Zaporozhie.
O Míssil R-360 do complexo Neptun pesa 870 kg e pode portar uma ogiva de 150 kg. O alcance do míssil é de até 280 quilômetros, ele é capaz de atingir uma velocidade de 900 km/h. O complexo pode lançar simultaneamente até 24 mísseis.
Na direção de Donetsk, agrupamentos de tropas russas Yug (Sul) repeliram um ataque do destacamento de assalto ucraniano na República Popular de Donetsk (RPD) e melhoraram posições na frente. As tropas ucranianas perderam mais de 340 combatentes, entre mortos e feridos, seis veículos de combate blindados, obuseiros D-20 e Msta-B.
Panorama internacional
Ucrânia recebe blindados M113 da era da Guerra do Vietnã, em vez dos veículos Bradley, diz mídia
Na direção sul de Donetsk, as forças russas destruíram um depósito de munições da 79ª Brigada ucraniana de assalto aéreo. Além disso, foram eliminados até 100 combatentes ucranianos, três veículos blindados, obuseiros Akatsiya, e Giatsint-B.

A entidade militar russa relata também que suas unidades, com o apoio da aviação e artilharia repeliram dois ataques da 46ª Brigada móvel ucraniana na região de Zaporozhie. As tropas de Kiev perderam até 90 combatentes, três sistemas de artilharia M777, dois obuseiros M119 dos EUA, bem como um sistema de artilharia FH-70 britânico.

Na direção de Krasny Liman o adversário perdeu até 80 militares, dois veículos de combate de infantaria, três veículos de combate blindados, entre outros equipamentos.
Comentar