De acordo com a mídia, esta questão diz respeito diretamente aos soldados da 32ª Brigada das Forças Armadas da Ucrânia, que operam atualmente na área de Kupyansk.
"Os soldados reclamam que foram treinados na Alemanha para operar Bradleys [...] mas em vez disso foram equipados com os M113 da era da Guerra do Vietnã", diz jornal.
Os veículos de combate de infantaria Bradley foram introduzidos nas Forças Armadas dos EUA no início da década de 1980, enquanto as origens do M113 remontam ao início da década de 1960.
Anteriormente, o especialista militar russo Aleksei Leonkov disse que, em geral, em outras guerras dos EUA o M113 teve sucesso, tal como em outros conflitos locais, porque as perdas não eram tão grandes.
"Mas, na Ucrânia, esses veículos mostraram desde suas primeiras entregas que não podem aguentar a intensidade do conflito", já que sua blindagem é vulnerável a armas pesadas, incluindo canhões automáticos de 30 mm montados em helicópteros de ataque russos, disse o especialista militar.
Em outras palavras, se o principal objetivo de um veículo blindado é levar as tropas com segurança para a linha de frente, no caso do M113, isso só é possível por uma "feliz coincidência", se as Forças Armadas ucranianas não se depararem por acaso com forças russas fortemente equipadas, disse Leonkov.