"A Comissão reconhece as atividades do Partido Comunista chinês como uma ameaça ao Reino Unido e seus interesses. O aumento da assertividade é inerente à competição entre as nações, mas o comportamento do Partido Comunista chinês é atualmente caracterizado pela agressão elevada em relação ao Reino Unido", aponta o relatório.
Além disso, o documento recomenda que Londres desenvolva uma "diplomacia de dissuasão", reforçando com os aliados uma política orientada para a defesa, inclusive para "defender" Taiwan.
Parlamentares apoiaram a manutenção da prioridade das relações do Reino Unido com os países do Indo-Pacífico, bem como a expansão das relações comerciais e de investimento com eles, observando que isso "beneficiaria a economia do Reino Unido e de nossos parceiros em todo o mundo".
Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores da China informou que o secretário das Relações Exteriores britânico, James Cleverly, visitará a China em 30 de agosto em uma visita oficial. Esta será a primeira visita do secretário do Exterior do Reino Unido à China em mais de cinco anos.