Ciência e sociedade

Anel nasal feito de osso humano é encontrado por arqueólogos no México (FOTO)

Arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) descobriram um anel nasal feito de osso humano durante escavações na cidade maia de Palenque.
Sputnik
Escavações da Casa C, parte de um complexo palaciano construído por Pakal, o Grande, levaram à descoberta de um depósito ritual contendo um anel nasal feito de osso humano. O depósito é provavelmente uma oferta para comemorar a conclusão do edifício entre 600 e 850 d.C., durante o período Clássico Tardio.
O anel nasal é feito com parte de uma tíbia distal humana que forma a estrutura óssea da articulação do tornozelo, e tem uma cena gravada usada para personificar K'awiil, o deus maia associado a raios, serpentes, fertilidade e milho.
Os maias frequentemente representavam K'awiil segurando a promessa de "Inumeráveis Gerações", que fazia parte do ritual de posse e ascensão ao trono dos governantes maias.
Na metade esquerda do anel está o perfil gravado de um homem usando um cocar com a cabeça de um pássaro. No braço esquerdo, mostra o glifo maia ak'ab', "escuridão" ou "noite".
Anel nasal feito de osso humano é encontrado por arqueólogos no México
O depósito estava localizado em um piso de estuque onde os pesquisadores encontraram um poço com um preenchimento de solo argiloso e os restos de carvão. Ao peneirar o conteúdo do recheio, a equipe também encontrou restos de animais, lâminas de obsidiana, fragmentos de um furador de osso e o anel do nariz do osso humano.

De acordo com um comunicado de imprensa do INAH, "a matriz terrestre era muito escura com uma grande quantidade de carvão e misturada com sementes, ossos de peixe, tartarugas, pequenos mamíferos, lâminas de obsidiana, alguns grandes pedaços de carvão e, entre eles, um ornamento nasal de osso".

Panorama internacional
Cientistas encontram prato milenar decorado com divindade da cultura maia no México (FOTOS)
Comentar