Pela manhã, o serviço de fronteira belarusso disse que um helicóptero militar Mi-24, das forças polonesas, invadiu o território de Belarus no distrito de Berastavitsa, na região de Grodno.
"Em conexão com o fato registrado da violação da fronteira estatal da República de Belarus por um helicóptero das Forças Armadas polonesas, em 1º de setembro de 2023, o encarregado de Negócios da Polônia em Belarus, Wojciech Filimonowicz, foi convocado pelo Ministério das Relações Exteriores belarusso", anunciou a chancelaria.
De acordo com o ministério, cabe à Polônia fornecer uma explicação e conduzir uma investigação completa sobre a ocorrência.
"Os resultados da investigação e as causas do incidente, como é habitual na comunicação internacional, devem ser fornecidos à parte belarussa dentro de um prazo razoável", destacou.
Após ser informado sobre o ocorrido, o vice-ministro das Relações Exteriores da Polônia, Pawel Jablonski, disse, em conversa com jornalistas, que seu país analisará com cuidado as alegações da parte belarussa.