Ottawa e Nova Deli têm se falado intermitentemente desde 2010 sobre um acordo de parceria econômica abrangente. As negociações foram formalmente reiniciadas no ano passado, relata a Reuters.
"As negociações comerciais são processos longos e complexos e fizemos uma pausa para avaliar onde estamos", disse um funcionário do governo aos repórteres antes da viagem do primeiro-ministro Justin Trudeau a Nova Deli, na próxima semana.
Os dois países afirmaram em maio que pretendiam selar um acordo inicial ainda este ano para aumentar o comércio e expandir o investimento, estabelecendo ao mesmo tempo um mecanismo para lidar com disputas.
No mês passado, um alto funcionário do governo indiano disse que Nova Deli planejava realizar diálogos bilaterais de comércio livre com o Canadá e outras nações à margem da cúpula do G20 na próxima semana, evento que acontecerá na capital indiana e que Trudeau participará.
O enviado da Índia ao Canadá, Sanjay Kumar Verma, disse à imprensa canadense hoje (1º) que Ottawa havia buscado uma "pausa no último mês" para o acordo, mas não explicou por quê, escreve a mídia.