Airbus e KAI sul-coreana acordam produção de helicópteros para o Exército da Coreia do Sul

As duas empresas aeronáuticas cooperarão na fabricação das aeronaves, com as primeiras unidades devendo chegar no final do próximo ano, segundo informações da Airbus.
Sputnik
A europeia Airbus Helicopters e a sul-coreana Korea Aerospace Industries (KAI) concordaram em iniciar a produção em série conjunta de seu Helicóptero Armado Leve (LAH, na sigla em inglês), comunicou na quinta-feira (31) a empresa aeronáutica Airbus.
O LAH, com peso bruto máximo de decolagem de 4,9 toneladas, é movido por dois motores turboeixo da francesa Safran, e será equipado com um canhão de 20 mm de três canos, mísseis ar-terra e foguetes de 70 mm.
O modelo, baseado na plataforma Airbus H155, substituirá os antigos helicópteros AH-1S Cobra e MD 500 das Forças Armadas da Coreia do Sul, com a Airbus Helicopters fornecendo os kits necessários para a produção em massa. A aeronáutica KAI produzirá a aeronave em suas instalações em Sacheon, na Coreia do Sul.
Membros da OTAN vão desenvolver helicóptero militar com base no conflito na Ucrânia, diz mídia
As empresas também concordaram em ampliar seu programa conjunto do Helicóptero Utilitário Coreano (KUH, na sigla em inglês) para cobrir uma ampla gama de requisitos operacionais para os mercados militar e civil, após a introdução de novas variantes do KUH, incluindo o Helicóptero de Ataque de Fuzileiros (MAH, na sigla em inglês) e o Helicóptero de Contramedidas a Minas (MCH, na sigla em inglês).
A Coreia do Sul concedeu um contrato à KAI para o primeiro lote de helicópteros de ataque em dezembro, com o negócio avaliado em 302 bilhões de won (R$ 1,13 bilhão), como contou na época o jornal sul-coreano Korea Herald.
O Exército coreano deve receber dez helicópteros iniciais em dezembro de 2024, com pedidos subsequentes que continuarão na próxima década, revelou Belinda Ng, porta-voz da Airbus, em uma resposta por e-mail a perguntas do portal Defense News.
Comentar