Foi inaugurada no Egito uma sinagoga construída no século XII, informou na quinta-feira (31) o jornal israelense The Jerusalem Post.
O teto do templo passou por uma série de medidas para ajudar a evitar seu colapso, disse Ahmed Issa, ministro do Turismo e Antiguidades do Egito.
Um dos pontos magníficos do antigo e histórico Cairo, no Egito!
O prédio da sinagoga Ben Ezra também recebeu isolamento e limpeza, o sistema de iluminação foi modernizado, os elementos de cobre e ferro receberam o tratamento necessário para realçar seu brilho, e as pedras preciosas também foram tratadas, conta o veículo de imprensa.
A biblioteca também teve trabalhos de restauração significantes.
A sinagoga contém o Cairo Geniza, uma coleção de textos e pergaminhos que oferecem uma visão exclusiva da história da comunidade judaica do Egito.
A sinagoga, uma das mais antigas do Egito, recebeu o nome de Abraham ben Meir Ibn Ezra, um comentador bíblico e filósofo judeu da Idade Média.
Mostafa Madbouly, primeiro-ministro do Egito, inaugurou a sinagoga Ben Ezra na quinta-feira (31) no Cairo. Acompanhado por vários outros funcionários do governo, ele ainda inspecionou no início do dia outros locais arqueológicos e patrimoniais renovados na capital egípcia.