Panorama internacional

Partido na Suécia quer destacamentos permanentes da OTAN no país

O líder do partido Os Liberais defendeu a criação de bases da aliança diante de uma "ameaça muito séria para a Suécia".
Sputnik
Os Liberais da Suécia defendem a instalação permanente de bases da OTAN no país após a adesão à aliança, disse no domingo (3) Johan Pehrson, líder do partido.

"Acho que deve ficar claro que essa é uma maneira de aumentar a segurança do povo sueco em uma situação em que o mundo exterior pode representar uma ameaça muito séria para a Suécia", segundo Pehrson.

"Agora teremos uma tarefa completamente diferente em nossa parte do mundo, em nossa parte da OTAN. Isso, em nossa opinião, significará a necessidade de bases permanentes da OTAN."
Panorama internacional
Erdogan sugere que a Suécia terá de impedir queimas do Alcorão para que possa entrar na OTAN
O político também se manifestou a favor da presença contínua das forças da OTAN no país em tempos de paz, dizendo que "a liberdade deve ser protegida".
A Suécia solicitou a adesão à OTAN junto com a Finlândia em maio de 2022. Helsinque tornou-se membro em abril, mas a Turquia passou mais de um ano a opor-se à candidatura de Estocolmo, até que o presidente turco Recep Tayyip Erdogan concordou em julho apoiar a candidatura. Segundo Edogan, os atrasos no processo de ratificação se devem a uma série de queimadas do Alcorão no país nórdico, dizendo que o país deveria "antes de tudo cuidar das ruas de Estocolmo".
Comentar