A mina de sal de Durrnberg foi explorada ao longo de milhares de anos, com estudos anteriores na região descobrindo artefatos e evidências de assentamentos do início da Idade do Ferro.
Escavações recentes na mina descobriram um sapato infantil de 2 mil anos. O sapato foi preservado devido aos altos níveis de sal na local, o que impede o crescimento de bactérias e outros microorganismos.
"A condição do sapato encontrado é excelente", disse o chefe do departamento de pesquisa, prof. Thomas Stoellner.
As investigações da mina de Georgenberg em Durrnberg, perto de Salzburgo, levaram à descoberta de um sapato infantil de 2 mil anos bem conservado
© Foto / Deutsches Bergbau-Museum Bochum
O sapato é feito de couro e tem restos de um cordão de linho. Com base na forma do sapato, provavelmente foi feito durante o século II a.C.
Sapatos de couro já tinham sido encontrados anteriormente em Durrnberg, no entanto, a peça agora descoberta comprova a presença de crianças no subsolo durante as atividades de mineração há milhares de anos.
Durante as escavações os arqueólogos também encontraram um fragmento de uma pá de madeira e restos de uma peça de vestuário de couro com um laço, que, de acordo com os pesquisadores, provavelmente pertencia a um capuz.