Operação militar especial russa

'Sua fantasia matará mais pilotos': ex-oficial dos EUA dissipa ilusão de Kiev sobre caças ocidentais

A tentativa de Kiev de obter caças F-16 do Ocidente levará à morte de pilotos ucranianos, afirmou o ex-oficial de inteligência do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, Scott Ritter, na rede social X (antigo Twitter).
Sputnik
Representantes do Ministério da Defesa da Ucrânia escreveram no microblog oficial que para obter vantagem no espaço aéreo das Forças Armadas ucranianas "precisam ser colocados em operação cerca de 160 caças F-16".

"Eu só preciso de um bilhão de dólares para dar a maior festa da história. Ambas são fantasias. Mas a minha não vai matar ninguém. A sua matará mais pilotos ucranianos", disse o especialista militar.

Anteriormente, Zelensky havia se reunido com o primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte. Durante a entrevista coletiva conjunta com o presidente ucraniano, Rutte observou que não pode dizer o número exato de aeronaves a disponibilizar, entretanto o país possui 42 aeronaves em estoque.
Mais tarde, a transferência de 19 caças foi anunciada pela premiê da Dinamarca, Mette Frederiksen.
Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores da Rússia Sergei Lavrov observou que os EUA e seus satélites da OTAN criam riscos de um confronto armado direto com a Rússia, isso seria repleto de consequências catastróficas.
Panorama internacional
EUA dizem que 'esperanças' da Turquia sobre F-16 dependem da adesão sueca à OTAN: 'Há muito em jogo'
Comentar