Ele está localizado no cinturão de Kuiper, uma grande região fria de nosso Sistema Solar, além da órbita de Netuno, composta por milhões de objetos transnetunianos (TNOs, na sigla em inglês): asteroides, cometas e outros pequenos corpos gelados.
Descobriu-se que alguns TNOs se comportam de uma forma que sugere a existência de um planeta pequeno entre eles. Ele está a cerca de 500 unidades astronômicas (u.a.) do Sol, enquanto Netuno está a apenas 30 u.a. do Sol, de acordo com a revista científica The Astronomical Journal.
Os cientistas descobriram que um grande número de objetos pequenos tem órbitas com uma inclinação maior do que a da Terra. A modelagem por computador mostrou que a explicação mais provável para as observações é um planeta localizado no cinturão de Kuiper.
Ele deve ter uma massa de 1,5 a três vezes a da Terra, com uma inclinação orbital de cerca de 30 graus. Além disso, esse cenário também prevê a existência de novos TNOs localizados a mais de 150 u.a. de nosso Sistema Solar.