"A Rússia prolongará uma redução voluntária adicional no fornecimento de petróleo aos mercados mundiais em 0,3 milhão de barris por dia [mb/d] até o final de dezembro de 2023", disse Novak, acrescentando que a redução visa "fortalecer as medidas de precaução tomadas pelos países da OPEP+ [Organização dos Países Exportadores de Petróleo e associados], a fim de manter a estabilidade e o equilíbrio nos mercados petrolíferos".
O volume da redução voluntária na produção de petróleo da Rússia vai ser revisto mensalmente, dependendo da situação no mercado global de petróleo, disse o vice-primeiro-ministro Aleksandr Novak nesta terça-feira.
No mês de março, a Rússia anunciou que reduziria voluntariamente a sua produção de petróleo em 0,5 mb/d, diante do nível de fevereiro de 9,95 mb/d. Em abril, a Rússia disse que prolongaria a sua redução voluntária até o final do ano.
"Agora a decisão voluntária de reduzir a produção de petróleo será revista mensalmente para considerar a possibilidade de aprofundar a redução ou aumentar a produção, dependendo da situação do mercado global. A medida se soma a um corte voluntário anunciado anteriormente pela Rússia em abril de 2023, que durará até o final de dezembro de 2024", disse Novak.
Arábia Saudita estende corte voluntário na produção de petróleo
A Arábia Saudita vai prolongar a redução voluntária da produção de petróleo em 1 mb/d, iniciada em julho, até o final do ano, informou a agência de notícias estatal nesta terça-feira, citando uma fonte do Ministério da Energia.
A produção do reino nos próximos meses – outubro, novembro e dezembro – vai ser de aproximadamente 9 mb/d, informou a agência noticiosa, citando fonte oficial ministerial.
Esta redução voluntária vai ser revista mensalmente, se necessário, a produção de petróleo pode ser reduzida ou aumentada, afirma a mídia.