Panorama internacional

Sentimento dos investidores da zona euro piora e escancara situação precária na região

A Reuters indicou que o sentimento dos investidores na zona do euro caiu mais do que o esperado no início de setembro, já que a economia pífia da Alemanha segue sendo um grande obstáculo para a região.
Sputnik
O índice Sentix, citado pela agência britânica Reuters, indicou uma queda de -21,5 pontos na zona do euro para setembro, superando a estimativa, que era de -20,0 pontos.

"A situação na Alemanha continua precária. Aqui estamos medindo a situação mais fraca [...] desde julho de 2020, quando a economia foi desacelerada pelo primeiro lockdown do coronavírus", afirmou Mandred Huebner, diretor-gerente da Sentix.

O subíndice de expectativas futuras da zona do euro caiu para – 21,0 pontos, enquanto o índice de situação atual caiu para -22,0 pontos, o menor nível desde novembro de 2022.
Segundo o Sentix, a economia alemã, maior da zona do euro, está sobrecarregando toda a área com uma recessão profunda.
"Completa falta de competência econômica na liderança política e incertezas econômicas causadas pela crise energética e elétrica estão arrastando a economia alemã cada vez mais para a recessão", destacou Huebner.
A pesquisa, que contou com 1.220 investidores e foi realizada entre 31 de agosto de 2 de setembro, indicou que a confiança nos países da área da moeda comum está se deteriorando e que agora atinge também o setor dos serviços.
Panorama internacional
Alemanha é o 'homem doente da Europa' e isso provoca mudança para a direita, diz economista
Comentar