De acordo com a agência de notícias Xinhua, em um mundo em constante transformação tecnológica, existem grandes oportunidades de cooperação entre a China e a América Latina e o Caribe.
O fórum, realizado no município de Chongqing, sudoeste da China, serviu para promover a cooperação industrial em tecnologia digital entre as partes envolvidas, bem como a troca de experiências, transformação no campo e a busca de novos focos para o desenvolvimento da economia digital.
Além disso, o campo tecnológico oferece uma oportunidade para que as nações do Sul Global aproveitem as oportunidades e promovam a expansão da economia digital.
O gigante asiático também propôs o fortalecimento da cooperação em áreas emergentes, como economia digital, inteligência artificial, cidades inteligentes e 5G, com o objetivo de avançar o desenvolvimento da Rota da Seda Digital entre ambas as partes.
Em entrevista à Xinhua, o diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Telecomunicações do Brasil, Alberto Paradisi, afirmou que essa cooperação é muito importante para alcançar um desenvolvimento sustentável e de alta qualidade para ambos os lados.
"A China e a América Latina e o Caribe têm forças para impulsionar o progresso tecnológico, o desenvolvimento inovador e enfrentar os desafios nacionais e globais", destacou.
Por sua vez, Cristina Shimoda, diretora do Departamento de Ciência, Inovação Tecnológica e Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, garantiu que as autoridades brasileiras estão interessadas em aprofundar as oportunidades de colaboração em termos de mobilidade de pesquisas e desenvolvimento tecnológico.
O Fórum de Cooperação em Tecnologia Digital China-América Latina e Caribe 2023 foi organizado pelo Ministério da Indústria e da Tecnologia da Informação chinês e pelo governo municipal de Chongqing.
22 de fevereiro 2023, 11:32