Segundo o comunicado do Departamento de Defesa, o anúncio é a 46ª parcela de equipamentos da administração Biden a ser fornecida do inventário militar norte-americano para a Ucrânia desde agosto de 2021.
O novo pacote inclui equipamento adicional de defesa aérea, munições de artilharia, armas antitanque com cartuchos de urânio empobrecido para tanques Abrams previamente comprometidos, e outros equipamentos para o regime da Kiev manter a guerra por procuração da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) contra a Rússia em território ucraniano.
A ajuda, avaliada em US$ 175 milhões (cerca de R$ 870,7 milhões), utiliza recursos de assistência previamente autorizados para envio após reavaliação no mês de junho.
Ao que tudo indica, os EUA vão continuar a trabalhar com os seus aliados ocidentais para fornecer à Ucrânia equipamentos e armamento necessário para estender o conflito ao invés de reunir esforços na busca de um cessar-fogo e negociações de paz para repactuar de uma vez a paz no continente europeu.