Panorama internacional

ASEAN: o que é a Cúpula do Leste Asiático?

Em 7 de setembro, Jacarta sedia a 18ª Cúpula do Leste Asiático, uma plataforma de diálogo entre os países da Ásia-Pacífico no âmbito da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês). A Sputnik explica quais países estão participando na cúpula e quais questões estão sendo abordadas.
Sputnik
O diálogo multilateral que ocorre na Cúpula do Leste Asiático aborda questões de governança política, segurança, desenvolvimento e fortalecimento da cooperação entre os países.
As áreas prioritárias de cooperação dentro da plataforma criada em 2005 são finanças, energia e proteção ambiental, resposta a emergências, saúde, educação, economia e conectividade regional, bem como a luta contra o terrorismo internacional.
As reuniões, que ocorrem anualmente, contam com a participação de 18 países: China, Japão, Índia, Coreia do Sul, Indonésia, Cingapura, Laos, Malásia, Filipinas, Tailândia, Vietnã, Austrália, Nova Zelândia, Mianmar, Brunei e Camboja. Desde 2011, a Rússia e os EUA também se juntaram à organização. Todos os países têm grande potencial econômico no mundo e desempenham um papel fundamental na região asiática.
Neste ano, o representante da Rússia na cúpula é o ministro das Relações Exteriores russo Sergei Lavrov.
Moscou "considera importante discutir os desafios que a região da Ásia-Pacífico enfrenta atualmente", disse a representante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia Maria Zakharova.
"Em particular, pretendemos chamar a atenção para os riscos de agravamento da situação militar e política na região da Ásia-Pacífico no contexto da implementação pelo Ocidente da linha de ampliação da área geográfica de responsabilidade da OTAN, como eles a chamam. Isso é simplesmente um desejo de abrir 'o guarda-chuva da OTAN' sobre essa região também", acrescentou ela.
Panorama internacional
Importância do Sudeste Asiático e da ASEAN cresce constantemente no mundo, diz diplomata russo
Comentar