Panorama internacional

Em 'facada' para a França, Alemanha desenvolve plano para construir tanque com outros países

O governo alemão trabalhará na construção de um tanque sucessor do Leopard 2 com a Itália, Suécia e a Espanha, segundo a mídia. A criação de tal tanque poderia minar um projeto conjunto com a França, diz.
Sputnik
A Alemanha está lançando outra iniciativa para criar um tanque que substitua o modelo Leopard 2, informou na quarta-feira (6) o jornal alemão Handelsblatt, citando fontes do setor militar.
Segundo elas, o consórcio militar Rheinmetall, responsável pelo Leopard 2, e a empresa Krauss-Maffei Wegmann alemães assinaram contratos correspondentes com seus parceiros na Itália, Suécia e Espanha, entre os quais a sueca Saab e a italiana Leonardo.
As partes agora querem solicitar o financiamento do Fundo Europeu de Defesa. De acordo com o jornal, trata-se de uma soma de centenas de milhões de dólares.
Operação militar especial russa
Conflito na Ucrânia 'enriquece' indústria de defesa alemã, denuncia mídia
Este passo poderia minar um plano de cooperação semelhante entre a Alemanha e a França, devido a desacordos entre os dois países sobre as especificações técnicas, segundo o Handelsblatt. O objetivo do projeto Sistema Principal de Combate Terrestre (MGCS, na sigla em inglês), acordado em 2017, é desenvolver um tanque para substituir o Leopard 2 e o veículo blindado Leclerc até meados dos anos 2030.
Paris quer que o sucessor do Leopard 2 seja um veículo leve, que poderia se deslocar facilmente na África, enquanto Berlim pretende que seja um tanque com mais blindagem, tendo a Rússia em mente.
Handelsblatt citou fontes do governo francês como dizendo que o assunto seria abordado nas consultas entre os governos franco-alemãs planejadas para o início de outubro, escreve a mídia alemã.
Comentar