A unidade comercial da empresa petrolífera russa Lukoil, a Litasco, está lançando uma operação no México em meio à sua diversificação de mercados contra as sanções antirrussas, diz na quarta-feira (6) a agência norte-americana Bloomberg.
Segundo a reportagem, a Litasco contratou em julho o comerciante de produtos petrolíferos Yuri Carreno para seu novo escritório na Cidade do México, de forma a facilitar a exportação de gasolina da Rússia para o país latino-americano.
Carreno, de acordo com a Bloomberg, nos últimos 25 anos foi negociador sênior de gasolina da PMI, o braço comercial da Petroleos Mexicanos.
A expansão para o México, que é o maior importador de combustível da América Latina, abriria um novo mercado para os combustíveis russos, que estão sob sanções ocidentais após o conflito ucraniano. O Brasil tem importado volumes recorde de diesel do país, e a Argentina também está comprando nafta e diesel. Até agora o México importou da Rússia uma vez desde o início da operação militar especial na Ucrânia.
O passo poderá fazer com que a Rússia ultrapasse os EUA como o principal fornecedor de combustível do México, nota a Bloomberg, que refere que os refinadores norte-americanos fornecem 90% das importações de gasolina e diesel do México.