Panorama internacional

Exercícios militares da Marinha romena e dos EUA serão realizados no delta do Danúbio e no mar Negro

A Romênia e os EUA realizarão os exercícios militares marítimos Sea Breeze 23.3 entre 11 e 15 de setembro no mar Negro e no delta do rio Danúbio, em zonas sob a responsabilidade da Marinha romena, com a participação de representantes da Ucrânia e de outros países aliados, informaram as Forças Navais da Romênia nesta sexta-feira (8).
Sputnik
Segundo um comunicado, a Romênia, a Bulgária, os EUA, a França, o Reino Unido, a Turquia e a Ucrânia participarão nas manobras, que têm por objetivo desenvolver a cooperação operacional e táctica entre os países participantes na luta contra engenhos explosivos, em especial minas marinhas à deriva.

Tropas das Forças Navais romenas participarão nos exercícios com sua draga de alto mar Sublocotenent Alexandru Axente, o navio de imersão rápida Venus, a lancha blindada Posada, lanchas rápidas tipo embarcações pneumáticas rígidas e três veículos blindados anfíbios de transporte de tropas.

Enquanto isso, do lado dos EUA vão participar uma aeronave de patrulha e reconhecimento marítimo P-8 Poseidon e mergulhadores de resgate com embarcações e equipamentos especiais.
De outros países chegarão mergulhadores especializados na desativação de explosivos e vários oficiais de estado-maior.
Antes do início do exercício, na terça-feira (5) e quarta-feira (6), os comandantes das forças navais dos países da OTAN que têm costa no mar Negro (Bulgária, Romênia e Turquia) reuniram-se na cidade romena de Constança.
O encontro, destinado a desenvolver uma visão sincronizada a nível das estruturas da Aliança e de seus Estados parceiros para a segurança da região do mar Negro, contou com representantes de outros países do bloco militar.
Panorama internacional
Reino Unido promete ficar de olho na atividade do mar Negro na Rússia, diz comunicado de premiê
Comentar