O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, agradeceu ao seu homólogo colombiano, Gustavo Petro, por solicitar a extinção das sanções impostas contra Caracas.
"O presidente Gustavo Petro tem insistido na necessidade de suspender definitivamente as sanções contra o nosso país. Agradeço-lhe que visualize a questão e que, com sua liderança e sua voz poderosa, possa levar essa mensagem", expressou Maduro através de seu programa de televisão, "Con Maduro +".
Na última sexta-feira (8), Petro pediu o desbloqueio econômico da Venezuela, depois de considerar que isso permitirá travar o êxodo de imigrantes venezuelanos através do Darién, um entroncamento natural na fronteira do Panamá com a Colômbia.
Em maio, Maduro manifestou a disposição de seu país de ingressar no BRICS, considerando que se trata de um mecanismo de cooperação e desenvolvimento econômico com enfoque mundial multicêntrico. Após sua declaração, os governos de China e Rússia expressaram seu apoio à iniciativa.
O deputado venezuelano Julio Chávez disse que a eventual incorporação da Venezuela ao grupo permitirá à nação sul-americana ter melhores condições de investimento em negócios estratégicos para fortalecer sua economia, afetada pelas sanções impostas por Estados Unidos e União Europeia.