Ciência e sociedade

Rússia considera opções para construir usina nuclear de grande capacidade no Extremo Oriente

O Ministério da Energia da Rússia e a Corporação Estatal de Energia Nuclear russa Rosatom não descartam a possibilidade de construir uma usina nuclear de grande capacidade no Extremo Oriente da Rússia. O local mais adequado para a usina nuclear está sendo discutido atualmente.
Sputnik
"Temos que considerar o desenvolvimento da energia nuclear como um todo, e nós, juntamente com a Rosatom, discutimos recentemente essas questões de desenvolvimento da energia nuclear, aumentando a participação da geração de eletricidade na Rússia. E estamos, é claro, determinando os locais mais adequados para as usinas nucleares", disse o ministro da Energia, Nikolai Shulginov, em uma entrevista ao canal de TV Rossiya 24 durante o Fórum Econômico do Oriente.
"Os locais no Extremo Oriente e na região de Primorie foram escolhidos ainda na União Soviética, mas não chegou a hora", acrescentou Nikolai Shulginov.
Aleksei Likhachyov, chefe da Rosatom, afirmou em agosto que a corporação estatal de energia nuclear vai construir usinas nucleares na Sibéria e no Extremo Oriente. Atualmente, a cota-parte da produção nuclear representa cerca de 20% de toda a produção de eletricidade na Rússia. Até 2045, este valor deverá aumentar para 25%. Agora estão sendo discutidos novos projetos de usinas nucleares e em que territórios esta tarefa pode ser alcançada.
Panorama internacional
Rússia criará frota de energia nuclear para a África, anuncia chefe da Rosatom
O VIII Fórum Econômico do Oriente realiza-se de 10 a 13 de setembro de 2023 na cidade russa de Vladivostok, no campus da Universidade Federal do Extremo Oriente.
Comentar