As Forças Armadas da Ucrânia estão atacando deliberadamente alvos civis em Donetsk, disse o ex-comandante militar e correspondente americano Patrick Lancaster, que está na linha de frente do conflito, em entrevista ao canal do YouTube Judging Freedom.
"Neste momento, a Ucrânia lançou ataques em Donetsk em várias regiões, bem como em outros lugares nas aldeias vizinhas. Literalmente todos os dias civis morrem devido ao bombardeio ucraniano, e muitas casas e apartamentos foram danificados", disse ele.
Segundo ele, o regime de Kiev despreza os residentes de Donbass ao mesmo tempo que afirma que os territórios da região ainda pertencem à Ucrânia.
"Quanto à contraofensiva das Forças Armadas da Ucrânia, estão praticamente na mesma linha onde estavam no início da operação especial. As geadas virão em breve, mas as tropas ucranianas não alcançaram nenhum resultado", concluiu Lancaster.
No Dia da Votação Unificada na Rússia, no domingo (10), as Forças Armadas da Ucrânia atingiram um supermercado em Donetsk com um míssil Grad MLRS e vários edifícios residenciais foram destruídos nas ruas vizinhas.
Conforme relatado pelo Centro Conjunto de Controle e Coordenação do Regime de Cessar-fogo (JCCC, na sigla em inglês) da República Popular de Donetsk (RPD), durante o dia o Exército inimigo abriu fogo contra áreas povoadas da república pelo menos 80 vezes. Dois civis foram mortos e outros cinco ficaram feridos. Seis casas e quatro instalações de infraestrutura civil foram danificadas.