Ciência e sociedade

Colônias de formigas-de-fogo achadas na Itália podem se espalhar pela Europa, diz estudo

Colônias de uma das espécies invasoras mais perigosas da Terra foram encontradas no sul da Itália. Os cientistas alertam que devido ao aquecimento global, esses insetos podem se espalhar por toda a Europa, relata o jornal The Guardian.
Sputnik
As formigas-de-fogo – da espécie de Solenopsis invicta – possuem um poderoso ferrão através do qual um forte veneno entra nos corpos das vítimas e destrói as plantações, e são capazes de danificar equipamentos elétricos, incluindo carros e computadores.
Como observa a publicação, a formiga, considerada uma das espécies invasoras mais perigosas, pode rapidamente formar supercolônias com várias rainhas.
Essas colônias de formigas comem sementes de plantas e caçam invertebrados e pequenos vertebrados. Sua distribuição é acompanhada por um sério declínio na quantidade de diversidade de espécies nativas.
Ainda no início do século XX todas essas formigas-de-fogo foram acidentalmente levadas junto com bens da América do Sul para os EUA, onde causam danos anuais de US$ 6 bilhões (R$ 29,59 bilhões). Posteriormente, elas também foram levadas para Austrália, Nova Zelândia, China e Índia.
Assim, os cientistas descobriram 88 ninhos de formigas-de-fogo em uma pequena área de 4,7 hectares nas proximidades da cidade de Siracusa, na ilha da Sicília.
A análise de DNA subsequente dessas formigas mostrou que elas foram levadas para a Itália da China ou dos EUA, como resultado do comércio internacional.
A organização voluntária britânica Buglife já pediu ao governo para proibir a importação de solo da UE. A organização afirmou que espécies invasoras de formigas podem facilmente entrar no Reino Unido junto com plantas no solo.
Segundo os cientistas, no futuro próximo as formigas-de-fogo podem habitar cerca de 7% do território da Europa, bem como cerca de metade das principais cidades do subcontinente, incluindo Londres, Paris, Roma e Barcelona.
Isto, por sua vez, aponta para a necessidade urgente de desenvolver medidas destinadas a eliminar toda a população da Sicília e de outras regiões da Europa.
Ciência e sociedade
Todas crias se afogaram: revelada causa de desaparecimento de pinguins-imperadores na Antártica
Comentar