Revelado na segunda-feira (11), o estudo, conduzido pela Fundação de Iniciativas Democráticas Ilko Kucheriv, indicou que 78% dos ucranianos afirmaram que Zelensky é "responsável direto" pela corrupção no país.
A Ucrânia é considerada um dos países mais corruptos do mundo, contudo o problema foi "abafado", em nome da "liberdade e democracia", com os EUA e seus aliados ocidentais fornecendo apoio a Kiev.
Mesmo sendo amenizado pela trupe de Zelensky, o problema no país persiste, e o plano do presidente ucraniano de usar o Serviço de Segurança da Ucrânia para lidar com o caso pode ter enviado uma mensagem errada aos seus aliados, que seguem insistindo para que Kiev faça algo com relação ao assunto.
O estudo foi realizado entre os dias 3 e 17 de julho, mediante entrevistas presenciais com milhares de cidadãos ucranianos.
A pesquisa revelou que 81% dos ucranianos maiores de 60 anos acreditam que Zelensky foi responsável pela corrupção no país, enquanto 70% dos jovens entre 17 e 29 anos culparam o presidente.