Panorama internacional

Manobras da OTAN no mar Negro podem acabar em guerra com Rússia, diz ex-assessor do Pentágono

As manobras da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no mar Negro podem levar a uma guerra com a Rússia, disse o ex-assessor do chefe do Pentágono, coronel Douglas Macgregor, em uma entrevista ao canal do YouTube Judging Freedom.
Sputnik
"O mar Negro é tão importante para a Rússia quanto o mar do Caribe é para os Estados Unidos. E posso apostar que, se tentarmos enviar navios de guerra para o mar Negro, eles serão observados atentamente e, se chegarem muito perto de qualquer coisa que seja vital para os russos, eles agirão", disse Douglas Macgregor.
Os exercícios da OTAN ameaçam causar grandes problemas para os Estados Unidos, segundo o coronel.
"Não sei o que estão planejando fazer […], mas é arriscada ou imprudente a possibilidade de entrar em uma luta com os russos que [os norte-americanos] acabarão por perder", acrescentou ele.
"Afinal de contas, a Rússia desfez esse acordo de grãos simplesmente porque os navios estavam transportando armas e depois estavam cheios de grãos. […] Os russos disseram que não podiam mais tolerar isso. Portanto, se fizermos isso, teremos problemas e acabaremos perdendo navios. Os russos não vão ficar de braços cruzados", disse Macgregor.
Há um perigo muito real de que, se formos descuidados, poderemos entrar em guerra com a Rússia, resumiu o analista.
Anteriormente, soube-se que as Marinhas da Romênia e dos Estados Unidos realizarão o exercício internacional Sea Breeze (Brisa do Mar) 23.3 no mar Negro e no delta do Danúbio, de 11 a 15 de setembro, com a participação de representantes da Ucrânia e de outros países aliados.
Comentar