O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, apresenta relatórios injustificadamente otimistas sobre o que está acontecendo no âmbito das operações militares ucranianas. A declaração foi dada por Sergei Krivonos, major-general da reserva das Forças Armadas da Ucrânia, em entrevista à emissora TV Novosti Factory.
"O presidente fala com bastante otimismo, mas não sei quem está escrevendo esses textos para ele. Em determinados momentos fico preocupado", disse o general.
Segundo Krivonos, o chefe do regime de Kiev fala nos seus relatórios sobre o que está acontecendo na frente de batalha usando um tom como se as Forças Armadas da Ucrânia já tivessem praticamente vencido.
O oficial acrescentou que Zelensky não deve contar com um processo de desmoralização nas tropas russas. Ele alertou que o Exército russo é experiente e bem-treinado.
As Forças Armadas da Ucrânia tentam há quatro meses avançar nas direções de Artyomovsk (Bakhmut, em ucraniano) e Zaporozhie, lançando à frente de batalha brigadas treinadas pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e armadas com equipamento militar ocidental, mas não têm conseguido obter sucesso em nenhuma das regiões.
Os meios de comunicação e os especialistas militares dos Estados Unidos e da Europa também escrevem que a campanha de verão de Kiev acabou se revelando um fracasso. Ao mesmo tempo, eles observam a eficácia dos campos minados russos.