Na semana passada, a Comissão Europeia divulgou uma atualização das suas diretrizes sobre sanções contra a Rússia, na qual afirmava que as restrições à transferência de mercadorias para a UE se aplicam a todos os veículos com matrículas russas e, consequentemente, os cidadãos russos podem ser proibidos de entrar no bloco em carros particulares até para fins turísticos e para viagens curtas. Na segunda-feira (11), o porta-voz da Comissão Europeia, Daniel Sheridan Ferrie, disse que os países da UE não podem confiscar pertences pessoais de cidadãos russos que entram na UE, mesmo que a importação de tais itens para os países da união seja proibida devido a sanções. Acrescentou também que os países da UE devem agir com "bom senso" em relação aos confiscos.
"No passado, as proibições de produtos eram tomadas apenas por razões protecionistas, como uma proibição [ilegal] da França contra videocassetes japoneses na época dos videocassetes, para proteger o padrão Betamax francês contra o VHS japonês. Existem, é claro, também as proibições ou sanções impostas pelos EUA ou pela Europa às importações estrangeiras que, segundo eles, ameaçam as suas indústrias nacionais, como o aço ou o alumínio. Estas questões são resolvidas na Organização Mundial do Comércio [OMC]. Mas esta é a primeira vez que leio sobre sanções tão ridículas e mesquinhas impostas a indivíduos que viajam para a Europa. Isto não prejudica o presidente [da Rússia, Vladimir] Putin ou o governo russo, simplesmente mostra a mesquinhez da liderança europeia", disse Asselineau.
O especialista explicou ainda que, desde 2022, a UE proíbe a exportação para a Rússia de automóveis europeus com valor superior a € 50.000 (R$ 265.501). Durante meses, os carros Mercedes, Audi, Ferrari e Porsche ficaram presos nos portos europeus, causando enormes perturbações nos centros de carga europeus, como Roterdã, Hamburgo ou Zeebrugge, segundo Asselineau. Ele descreveu esta medida como inútil, argumentando que os russos que podem comprar carros tão caros podem importá-los através de outras fontes, como a Turquia, a China ou as repúblicas da Ásia Central.
"No início de abril de 2022, a União Europeia bloqueou a entrada de veículos matriculados na Rússia e na Belarus no bloco. A medida visava sobretudo caminhões de transporte internacional com matrículas russas ou belarussas. Isto poderia ser entendido no quadro das sanções tomadas pela Europa, que originalmente abriam uma exceção para veículos que transportam produtos farmacêuticos, alimentos, produtos agrícolas e outros. Desde então, isso também foi proibido. E agora atingimos o nível do ridículo com esta proibição de carros turísticos", disse Asselineau.
Em junho, o Conselho da União Europeia adotou o seu 11º pacote de sanções contra a Rússia devido à sua operação militar especial lançada na Ucrânia em 2022. O pacote visa reforçar as restrições existentes e evitar a sua evasão.