A galáxia NGC 4632 está cercada por um enorme anel de gás que envolve a galáxia em um ângulo muito inclinado em relação ao seu plano galáctico, segundo estudo publicado na revista Royal Astronomical Society.
A descoberta poderia colocar a NGC 4632 na categoria de galáxias extremamente raras conhecidas como galáxias em anéis polares.
Enquanto isso, os estudos sugerem que entre um e três por cento das galáxias próximas podem conter anéis polares gasosos, uma proporção muito maior do que os telescópios ópticos sugerem.
As galáxias em anéis polares são praticamente galáxias contendo um anel de material (poeira, gás e estrelas) orbitando ao redor ou perto dos polos da galáxia.
A galáxia NGC 4632 está cercada por um enorme anel de gás que envolve a galáxia em um ângulo muito inclinado em relação ao seu plano galáctico
Observações visuais revelaram anéis polares ao seu redor, contudo, os especialistas não esperavam encontrar um anel polar oculto em torno da galáxia espiral NGC 4632.
A NGC 4632 não nos diz imediatamente como as galáxias em anéis polares obtêm seus anéis, mas com a segunda galáxia espiral em anel polar descoberta pela equipe, a NGC 6156, indica que pode haver um grande número desses corpos celestes a serem encontrados.
Agora, a equipe de astrônomos espera que as novas observações revelem mais desses objetos misteriosos, bem como o tipo de anel (gasoso ou cheio de estrelas) que está relacionado com a estrutura da galáxia hospedeira.