De acordo com o jornal China Daily, foram descobertas três seções de valas nas ruínas de uma cidade da Dinastia Shang (1.600 – 1.046 a.C.) em Zhengzhou, capital de Henan.
Essas seções formam o maior sistema de água do período inicial da Dinastia Shang já descoberto.
Um sistema de água de 3.600 anos, três seções de valas com o ponto mais profundo chegando a quatro metros e podendo ser o maior sistema de água já conhecido do período inicial da Dinastia Shang (1.600-1.046 a.C.), foi descoberto na região central da China, em Henan, e ajuda a entender o projeto da cidade naquela época.
Os arqueólogos informaram que foram desenterrados cerca de 540 metros de valas, de aproximadamente 12 metros de largura no ponto mais largo e de cerca de quatro metros de profundidade no ponto mais profundo.
As ruínas da cidade cobriam aproximadamente 25 quilômetros quadrados e, acredita-se que seja uma antiga capital Shang construída pelo imperador Tang, o primeiro imperador da Dinastia Shang.
Em uma das seções da vala, os arqueólogos encontraram canais abertos artificiais e instalações de pedra para desviar a água, indicando que no início da Dinastia Shang já havia um projeto complexo e funcional de sistema de água.