Panorama internacional

Primeiro drone da OTAN sobrevoa a Finlândia após ela aderir ao bloco

Um RQ-4D percorreu os céus da Finlândia e o espaço aéreo internacional como parte de uma missão de "dissuasão e defesa coletiva", escreve a OTAN.
Sputnik
Um drone de reconhecimento da Organização do Tratado Atlântico Norte (OTAN) sobrevoou na quarta-feira (13) a Finlândia pela primeira vez desde a adesão do mais recente Estado-membro da aliança, comunicou ela em uma declaração.
O RQ-4D, da Força de Vigilância Terrestre da Aliança (NAGSF, na sigla em inglês) da OTAN voou em grandes altitudes acima do território do país e sobre o espaço aéreo internacional, coletando dados e apoiar a "dissuasão e defesa coletiva", escreve a OTAN.
Panorama internacional
Partido na Suécia quer destacamentos permanentes da OTAN no país
De acordo com o comunicado, a missão faz parte de uma operação mais ampla de reforço da aliança, que começou em 2022, quando drones da OTAN começaram, a sobrevoar suas fronteiras orientais.
O voo também ajudou os operadores da NAGSF a se familiarizarem com o novo terreno, indica a declaração.
"Apelidada de 'Phoenix', a aeronave remotamente pilotada RQ-4D está entre os drones mais avançados do mundo, fornecendo inteligência, vigilância e reconhecimento em uma ampla área. As aeronaves de propriedade e operadas pela OTAN estão baseadas em Sigonella, na Itália, e podem permanecer no ar por mais de 30 horas por vez", detalha a OTAN.
Comentar