O chefe da Marinha russa, Nikolai Yevmenov, explicou ao líder norte-coreano o desempenho do navio. Em particular, Yevmenov mostrou o armamento submarino da fragata situado no convés superior e as superestruturas: lança-torpedos de quatro tubos e lançadores de bombas.
Além disso, o chefe da Marinha russa mostrou a Kim e a Shoigu os últimos sistemas de armamento que foram instalados na fragata, construída em meados dos anos oitenta, como parte de uma modernização profunda.
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, durante sua visita do interior da fragata Marshal Shaposhnikov da Frota russa do Pacífico
© Sputnik / Serviço de imprensa do Ministério da Defesa da Rússia
Em particular, Kim familiarizou-se com o desempenho dos mísseis antinavio Uran, dos mísseis de cruzeiro Kalibr e de uma peça de artilharia automática A-190 de 100 mm de calibre.
No Ministério da Defesa russo destacaram que estes sistemas ampliam "significativamente" as capacidades de combate do navio, que agora não só é capaz de destruir submarinos do inimigo, mas também atacar navios de superfície a uma distância longa, bem como impactar com precisão instalações costeiras e de retaguarda localizadas a mais de 1.500 quilômetros da embarcação.
No posto de comando do navio, o comandante da Marinha da Rússia informou sobre suas características de manobra e de gerenciamento. O líder da República Popular Democrática da Coreia também se familiarizou com equipamentos de navegação que garantem a segurança das missões.
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, durante sua visita do interior da fragata Marshal Shaposhnikov da Frota russa do Pacífico
© Sputnik / Serviço de imprensa do Ministério da Defesa da Rússia
Durante a modernização, a fragata Marshal Shaposhnikov recebeu novos equipamentos de navegação, incluindo equipamentos do sistema de posicionamento por satélite GLONASS, que permitem realizar com sucesso missões de combate em qualquer lugar do oceano mundial.
Antes disso, o líder da Coreia do Norte, acompanhado pelo ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, visitou o aeroporto Knevichi, na região de Primorie, onde lhe foram mostradas três aeronaves da aviação estratégica da Força Aeroespacial russa, bem como o sistema de míssil balístico hipersônico lançado do ar Kinzhal com o interceptador MiG-31I.
Além disso, o líder norte-coreano familiarizou-se com o bombardeiro estratégico supersônico Tu-160, o bombardeiro estratégico turboélice Tu-95MS e o bombardeiro supersônico de mísseis de longo alcance Tu-22M3. Essas aeronaves fazem parte da componente estratégica aérea das forças nucleares da Rússia.
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, acompanhado pelo ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, visitou aeroporto Knevichi, na região de Primorie
© Sputnik / Serviço de imprensa do Ministério da Defesa da Rússia
Ao ministro da Defesa da Rússia e ao seu visitante da Coreia do Norte também foram descritas as capacidades de combate do caça-bombardeiro supersônico Su-34, dos caças Su-30SM, Su-35S e do avião de ataque ao solo Su-25SM3, que foram relatadas pelos comandantes das aeronaves.
Foi dada especial atenção às suas características técnicas e de voo e capacidades de armamento.
A visita ocorre poucos dias depois das conversações do líder norte-coreano com o presidente russo, Vladimir Putin, no Cosmódromo de Vostochny, no Extremo Oriente do país. Durante as conversações de quarta-feira (13), Kim prometeu o apoio total de seu país a todas as decisões tomadas por Moscou.