A estação interplanetária automatizada Luna-25 caiu devido ao não funcionamento dos acelerômetros, contou na sexta-feira (15) à Sputnik o CEO da agência espacial russa Roscosmos.
"O motor corretivo não interrompeu seu trabalho, segundo as informações do acelerômetro. Esse é o instrumento que mostra a mudança na velocidade. A causa é que os acelerômetros não foram ligados", disse Yuri Borisov em uma coletiva de imprensa.
Borisov explicou que os especialistas estão esclarecendo os motivos do acidente, e detalhou que neste momento existem 16 versões dos eventos, 11 das quais já foram verificadas. É planejado que a investigação seja concluída até o final de setembro.
O diretor-geral da corporação estatal acrescentou que recebeu as primeiras palavras de apoio "nesta situação desagradável" de Bill Nelson, administrador da agência espacial norte-americana NASA.
A Luna-25, a primeira estação lunar russa em quase 50 anos, foi criada pela Sociedade de Pesquisa e Produção Lavochkin, parte da corporação estatal Roscosmos. Em 11 de agosto, um foguete Soyuz 2.1b com o bloco de aceleração Fregat e a Luna-25 montada nele foram lançados do cosmódromo russo Vostochny. Poucos minutos depois, o Fregat entrou na órbita da Terra e, uma hora e 20 minutos após a decolagem, direcionou a estação em uma trajetória de voo para a Lua.
Em 19 de agosto, dois dias antes do pouso previsto, aconteceu uma situação anormal a bordo da estação, com a Roscosmos explicando que o incidente não permitiu a transição para a órbita de pré-pouso com os parâmetros especificados. No dia seguinte, a corporação estatal informou que a Luna-25 entrou em uma órbita não calculada, colidiu com a Lua e deixou de existir.
Mais tarde, Borisov mencionou que, ao tentar entrar na órbita de pré-pouso, o motor da Luna-25 funcionou por 127 segundos em vez dos planejados 84, fazendo com que a estação espacial colidisse com a Lua.