Assim, na direção de Donetsk o inimigo não abandonou os planos para contornar Artyomovsk e continuou a realizar operações de assalto com grupos das 28ª e 93ª brigadas mecanizadas e das 80ª e 3ª brigadas de assalto, tentando, sem sucesso, expulsar as tropas russas de Klescheevka e Andreevka na República Popular de Donetsk (RPD), relatou a entidade.
Na direção de Krasny Liman, as tropas russas repeliram 13 ataques inimigos durante a semana, Kiev perdeu 400 soldados, 18 veículos blindados e 10 peças de artilharia, informou o Ministério da Defesa.
Além disso, as forças russas realizaram 11 ataques com mísseis de alta precisão e drones contra objetivos militares da Ucrânia durante a semana.
"No período de 9 a 16 de setembro, as Forças Armadas da Federação da Rússia realizaram 11 ataques de grupo com armas aéreas e marítimas de longo alcance de alta precisão, bem como veículos aéreos não tripulados, contra instalações de infraestrutura portuária", observou o MD russo.
A entidade de Defesa especificou que "como resultado dos ataques foi perturbado o apoio logístico dos agrupamentos de tropas ucranianos que operam nas direções de Donetsk e Zaporozhie, o fornecimento de armas ocidentais, bem como foi destruído um grande arsenal de munição de engenharia das Forças Armadas da Ucrânia".
As Forças Armadas da Rússia também destruíram cinco aeronaves de combate da Ucrânia em um aeródromo perto de Krivoi Rog.
Na direção de Kupyansk, o agrupamento de tropas russo Zapad (Oeste), atingiu um local de concentração de armas e equipamento militar das tropas ucranianas, as perdas inimigas totalizaram até 400 militares durante a semana.
Por sua vez, a aviação naval e os navios da Frota do Mar Negro da Federação da Rússia destruíram 12 lanchas não tripuladas e três lanchas com grupos de desembarque no mar Negro durante a semana, informou o Ministério da Defesa no sábado.
Os sistemas de defesa antiaérea russos abateram 19 foguetes de lançadores Himars, bem como 270 drones ucranianos nesta semana.
Além disso, durante a semana, caças russos derrubaram um helicóptero militar ucraniano Mi-8 perto de Krasny Liman.
No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 472 aviões militares, 249 helicópteros, 6.810 veículos aéreos não tripulados, 437 sistemas de defesa antiaérea, 11.881 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.150 lançadores múltiplos de foguetes, 6.403 peças de artilharia de campanha e morteiros e 13.035 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.