Uma aeronave P-8A Poseidon da Marinha dos EUA se aproximou da fronteira russa no mar de Barents, mas um caça MiG-31 voou ao local para não permitir a violação da fronteira russa, disse na segunda-feira (18) o Ministério da Defesa da Rússia.
De acordo com o órgão, a equipe de controle do espaço aéreo russo detectou nesta segunda-feira (18) um alvo aéreo que se aproximava da fronteira da Rússia sobre o mar de Barents setentrional. Em resposta, foi acionado um caça MiG-31 das forças de defesa aérea da Frota do Norte para identificar o alvo e impedir que ele violasse a fronteira.
"A tripulação do caça russo identificou o alvo aéreo como uma aeronave de patrulha de base P-8A Poseidon da Marinha dos EUA. Quando o caça russo se aproximou, a aeronave militar estrangeira inverteu a marcha, afastando-se da fronteira estatal da Federação da Rússia. Não houve violação da fronteira estatal da Federação da Rússia", relatou o Ministério da Defesa.
Ele sublinhou que o voo da aeronave russa foi realizado em estrita conformidade com as regras internacionais sobre o uso do espaço aéreo sobre águas neutras, com o MiG-31 não cruzando rotas aéreas e não permitindo uma aproximação perigosa do P-8A Poseidon.