O robô, chamado Origaker, pode mudar sua forma para simular o movimento de vários tipos de répteis, mamíferos e até mesmo artrópodes com uma única estrutura mecânica, informou o jornal South China Morning Post.
Conforme o jornal, o robô foi desenvolvido por uma equipe liderada pela Dai Jiansheng da Shenzhen Key Laboratory da Biomimetic Robotics and Intelligent Systems, na Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul.
De acordo com os especialistas, os robôs mais avançados são projetados com um tronco rígido, similar às antenas de satélite e painéis solares estendidos a partir de uma estrutura núcleo no campo aeroespacial.
Estes dispositivos podem mudar sua forma durante a implantação, permanecendo fixo, como um robô metamórfico, contudo, pode se manter em transformação.
O equipamento conta com um tronco e quatro pernas idênticas. Devido à capacidade de girar as partes de seu corpo, ele pode mudar sua velocidade e modo de operação de acordo com diferentes terrenos, além de poder se inclinar verticalmente e contorcer horizontalmente.