O governo dos Estados Unidos deve anunciar pacotes adicionais de assistência militar a Kiev nas próximas semanas. É o que afirmou, nesta segunda-feira (18), o coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby.
"Temos fornecido assistência militar adicional à Ucrânia de forma consistente, quase regularmente. Anunciamos esses pacotes quase a cada duas semanas. Portanto, acho que você pode esperar que continuará a ver pacotes de assistência militar adicionais", disse Kirby, em entrevista coletiva.
No entanto, Kirby não forneceu mais detalhes sobre quando o próximo pacote será anunciado ou o que ele incluiria.
A ajuda enviada pelos EUA à Ucrânia vem exaurindo os recursos do país. O governo americano já despendeu mais de US$ 100 bilhões (R$ 486,8 bilhões) em suporte à Ucrânia, somando equipamentos militares e ajuda econômica e humanitária. Os gastos são feitos em um momento de turbulência na economia dos EUA, e muitos congressistas norte-americanos começaram a se posicionar contra o envio de mais ajuda a Kiev.
A Rússia ressalta que os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) estão brincando com fogo ao fornecer armas à Ucrânia. O Kremlin enfatiza que inundar a Ucrânia com armas do Ocidente não contribui para o sucesso das negociações russo-ucranianas e terá um efeito negativo. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, alerta que os EUA e a OTAN estão diretamente envolvidos no conflito não só por fornecer armas ao regime de Kiev, mas por contribuir com treinamento de soldados em território europeu.