Assim, na sessão plenária do Fórum Econômico Oriental, Putin observou que as armas baseadas em novos princípios físicos em um futuro próximo garantirão a segurança de qualquer país. Segundo ele, na Rússia entendem muito bem isso e estão trabalhando nesta direção.
"Na semana passada, Putin fez várias declarações […] em que ele insinuou que a Rússia tem outros tipos de armas em desenvolvimento. […] Por que isso é importante? Cinco anos atrás, eles disseram que possuíam mísseis hipersônicos, e nós rimos. […] Agora já não tem graça", destacou Johnson.
Segundo o especialista, membros do Departamento de Defesa e do Estado-Maior Conjunto dos EUA ficaram chocados quando as tropas russas usaram armas hipersônicas na Ucrânia. Eles não poderiam sequer imaginar que Moscou pudesse realizar algo do gênero.
"A Rússia enviou um sinal claro de que não só pode desenvolver armas hipersônicas, mas já o fez […] usando-a em combate", concluiu Johnson.
Em maio deste ano, os militares russos destruíram um sistema de defesa antiaérea Patriot dos EUA em Kiev com uso de míssil hipersônico Kinzhal.