"Os sistemas russos de guerra eletrônica, tais como Krasukha, atualmente são capazes de suprimir totalmente o trabalho de equipamentos eletrônicos a bordo de caças e aviões de assalto ucranianos. Como resultado, os pilotos das Forças Armadas da Ucrânia têm que desistir regularmente de realizar missões de combate devido à falha dos sistemas de bordo, virar e voltar à base", disse o interlocutor da agência.
Ele especificou que "os aviões das Forças Armadas da Ucrânia retornam à base por meio de orientação terrestre, uma vez que a navegação neles fica desativada devido à supressão".
As forças russas usam ativamente sistemas Krasukha-S4 na zona da operação militar especial. Devido às interferências criadas nos radares, os aviões ucranianos são obrigados a subir de uma altitude baixa e assim acabam por ficar na zona de impacto dos meios de defesa antiaérea russos.
De acordo com dados de fontes abertas, o alcance do funcionamento do sistema Krasukha em eletrônicos do inimigo é de até 150 quilômetros.