"A Lobaev Arms retomou o desenvolvimento e já chegou aos testes de um cartucho hipersônico condicional. Na empresa estão sendo conduzidos testes de agrupamento de tiro e de velocidade", disse Lobaev.
O interlocutor da agência explicou que o cartucho ainda é chamado de "condicionalmente hipersônico", porque agora voa "no limite" da velocidade hipersônica.
"Podemos fabricar [os cartuchos] em uma versão no limite do hipersônico ou realmente passar para o hipersônico. Tomaremos essa decisão com base nos resultados dos testes, quando a massa do produto de série for determinada. O hipersom começa a velocidades acima de 1.500 metros por segundo (superior a Mach 5), um cartucho de alta velocidade para fuzil de precisão é considerado um cartucho voando a uma velocidade de 900 metros por segundo", observou o especialista.
Anteriormente a empresa Lobaev Arms informou que no decorrer da operação especial na Ucrânia atiradores de elite usando fuzis de precisão de alcance ultralongo SVLK-14S Sumrak já eliminaram várias dezenas de alvos de alta prioridade.
O SVLK-14S Sumrak foi desenvolvido pela Lobaev Arms como um fuzil de alcance ultralongo – o Sumrak permite atingir alvos com alta precisão a uma distância superior a 3.000 metros.