Panorama internacional

EUA destacam pela 1ª vez navios drones para o Japão em meio ao crescente poder da China

A Marinha do país norte-americano destacou para perto da China versões de navios não tripulados, mas ainda com uma tripulação a bordo, relatou um comandante do ramo militar dos EUA.
Sputnik
Protótipos de navios não tripulados dos EUA chegaram na quinta-feira (21) a um porto próximo a Tóquio, no Japão, para participar de exercícios navais que testarão as capacidades de guerra e de reconhecimento das embarcações.
"Um contratorpedeiro e duas USV [embarcações de superfície não tripuladas] poderiam substituir três contratorpedeiros", afirmou Jeremiah Daley, comandante da Marinha dos EUA, em Yokosuka, a bordo de um dos navios, que ainda está sendo testado com uma tripulação a bordo. As ações fazem parte dos exercícios Integrated Battle Problem 23.2, que ainda têm como objetivo testar o uso de drones na região.
"É um multiplicador de forças", comentou Daley.
Panorama internacional
EUA 'ressuscitam' programa de espionagem submarina da Guerra Fria para conter China
Os navios integram a iniciativa Ghost Fleet Overlord, projetada em 2018 para acrescentar drones à Marinha dos EUA. Nos últimos anos a frota naval da China ultrapassou a dos Estados Unidos em tamanho.
O uso de drones vem aumentando há vários anos, com os EUA utilizando a tecnologia com mais frequência no Oriente Médio, pois o país busca monitorar o Irã.
A China afirma que sua frota foi projetada para fins defensivos. No entanto, alguns analistas questionam se ela tem caraterísticas de uma marinha de alto mar, que permitem às forças dos EUA projetarem poder sustentado longe do território norte-americano.
Comentar